Tradutor

Loqui-Libras

Pessoas com paralisia cerebral e surdez podem apresentar dificuldades severas de comunicação. Para essas pessoas a comunicação pode ocorrer por meio de técnicas de Comunicação Aumentativa Alternativa e/ou por meio de Libras. Contudo, a revisão de literatura revela a necessidade de investimento nas pesquisas de Tecnologia Assistiva, considerando inclusive o atual contexto de inovação tecnológica e suas diversas implicações para profissionais e para a sociedade. Assim, o investimento na criação de produtos de Tecnologia Assistiva  é de fundamental importância para a ciência por favorecer a funcionalidade, a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência.

Buscando facilitar a comunicação dessas pessoas, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar um software para Comunicação Aumentativa Alternativa baseado em LIBRAS, que foi denominado LOQUI-Libras. O desenvolvimento do LOQUI-Libras ocorreu em etapas, baseado nos princípios da Engenharia de Software. Para testar a interação do LOQUI-Libras com usuários, participaram do estudo quatro crianças, sendo que três possuíam de ciência auditiva e uma delas possuía Paralisia Cerebral e surdez. A idade das crianças variou entre 7 e 11 anos de idade. Três crianças são do sexo feminino e uma do sexo masculino.

Para a realização da pesquisa, os principais procedimentos abrangeram análise do público alvo, análise da infraestrutura tecnológica e testes de usabilidade entre os usuários e o LOQUI-Libras. Os principais resultados mostraram que o LOQUI-Libras é um software que atende aos requisitos de eficiência, eficácia e satisfação dos usuários. Como foi criado e testado para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência, o LOQUI-Libras pode ser visto como um recurso de Tecnologia Assistiva, de grande utilidade para as interações sociais e para o desenvolvimento humano. Além disso, o LOQUI-Libras pode ser utilizado para o ensino de Libras e nos diferentes contextos de aprendizagem e orientação profissional.

Loqui