Aprimoramento da recarga por indução através de otimização com aplicação em veículos elétricos

Resumo do Projeto:

A preocupação ambiental tem se tornado um tema de pesquisa emergente por parte da indústria. Acredita-se que os impactos das atividades econômicas no meio ambiente devem ser reduzidos drasticamente para limitar a redução dos recursos naturais e do aquecimento global, os quais são vitais para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Hoje o veículo elétrico é uma solução consensual para a redução de emissões causadas por combustíveis fósseis. No entanto, esta solução necessita ainda de numerosos desenvolvimentos para que se tornem tão competitivos quanto os modelos de combustão interna.

Dentre todos os dispositivos passivos de melhoria, o processo de carregamento da bateria figura entre um dos principais itens para a adaptação do veículo elétrico à vida urbana moderna. Desta forma, a carga sem contato físico é uma oportunidade para o veículo elétrico. Esta solução assegura conforto na utilização além de robustez ao vandalismo e as intempéries.

O princípio deste sistema é o acoplamento magnético entre o emissor e o receptor. É sabido que esta forma de energia pode interferir em outros subsistemas do veículo. Dimensionar e aprimorar este dispositivo requer estudos e pesquisas detalhadas além de experimentos em laboratório.