Jogos Digitais

Concepção, Desenvolvimento e Aprimoramento de Jogos Digitais para Crianças com Paralisia Cerebral

Existem milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Com o intuito de desenvolver as potencialidades e diminuir as limitações destas pessoas, buscando melhorar e/ou manter suas habilidades físicas, mentais e sensoriais, os jogos digitais têm sido utilizados na sua educação. O uso de jogos com fins educativos, denominados “jogos sérios”, tem se difundido e a sua eficácia comprovada, quando desenvolvidos para grupos específicos, dos quais se conhecem as demandas e diversidades. As aplicações abrangem diversos tipos de necessidades, como: a) visual; b) motora  e c) de linguagem e comunicação.

A pesquisa na área de jogos voltados para a saúde (health game) aumentou consideravelmente na última década, tendo o pico de publicações científicas ocorrido em 2008 e 2009. O aumento repentino destas publicações se refere a três fatores: a) disponibilidade de fundos específicos para esta área de pesquisa; b) avanços na tecnologia de jogos comercializados (ex.: Nintendo, Wii) e c) o estabelecimento de redes de pesquisa através de vários eventos científicos.

Jogos

Os jogos para a saúde podem ser divididos em seis categorias: a) educacionais (ex: que informam sobre uma doença); b) comportamentais (ex.: para melhorar o uso de medicação); c) cognitivos (ex.: treinamento da memória); d) de exercícios (ex.: melhorar condição física); e) reabilitação (ex.: reabilitação da extremidade superior) e f) híbridos (ex.: uma mistura de vários tipos).

O jogo digital também é uma alternativa para aplicação de práticas que possibilitem contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento de pessoas com deficiência nas Atividades de Vida Diária (AVDs). Considera-se que: (a) a autonomia nas práticas das AVDs é importante e necessária para a autoestima e para a inserção social de pessoas com deficiência e (b) as dificuldades de desenvolver práticas de vida diária podem dificultar a independência de pessoas com deficiência.

Dentro deste contexto, esta iniciativa apresenta o desenvolvimento de cinco jogos digitais cognitivos para indivíduos com deficiência e/ou paralisia cerebral, com severas dificuldades na linguagem e comunicação, associadas com problemas específicos de linguagem, motores e/ou sensoriais e também com deficiência intelectual. O objetivo é melhorar a qualidade de vida destes indivíduos com relação às atividades comumente realizadas por eles. Além disso, busca-se proporcionar a sua comunicação com outros e com o mundo.

CAA

Os jogos desenvolvidos possuem as seguintes características: a) Narrativa e objetivos simples; b) Ambientes bidimensionais; c) Baixo grau de interatividade e imersão; d) Único jogador e e) Interação do usuário com o jogo através de uma tela sensível ao toque (touchscreen).

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