Professor da UFSC Joinville publica livro na Inglaterra

30/08/2021 13:56
O livro “Ground Penetrating Radar Improving sensing and imaging through numerical modeling”, que tem como primeiro autor o professor do Departamento de Engenharias da Mobilidade da UFSC (Campus Joinville) X. Lucas Travassos, foi publicado no mercado editorial inglês. A obra foi lançada pela Institution of Engineering and Technology (IET), de Londres, e é um dos resultados de mais de 15 anos de pesquisas na área envolvendo pesquisadores de diversos países.
Em 346 páginas, o livro reúne 6 capítulos sobre sistemas de radar de penetração de solo. Radar de Penetração de Solo (Ground Penetrating Radar – GPR) é uma tecnologia amplamente utilizada para a avaliação não-destrutiva de uma variedade de estruturas considerando diferentes propriedades. Este livro aborda conceitos importantes para o desenvolvimento e uso de um GPR como os blocos que compõe o sistema, o processamento dos sinais e a modelagem numérica para aprimoramento da ferramenta. Esta tecnologia é particularmente interessante para engenheiros, cientistas, pesquisadores e profissionais nos campos de GPR, controle não destrutivo, geociência, antenas e propagação, micro-ondas, eletromagnetismo e sensoriamento remoto. O livro é publicado pelo Institution of Engineering and Technology (IET) uma instituição britânica que completou 150 anos no último mês. Os autores são os professores X. Lucas Travassos (UFSC Campus Joinville), Prof. Mario Fernandez Pantoja (Universidad de Granada) e o Nathan Ida (University of Akron).